A perda dos cabelos provocada pela quimioterapia é um dos fatores que, muitas vezes, causa um abalo psicológico em quem enfrenta a luta contra o câncer, especialmente as mulheres. A mudança repentina no visual, embora temporária, atinge diretamente a autoestima em um momento que, na maioria dos casos, já é de grande fragilidade.
Andréia Inês Delibera foi orientada pela psicóloga que a atendia a conhecer esse trabalho desenvolvido pela Liga. A resistência inicial deu lugar à curiosidade e, pouco tempo depois, Andréia passou a usar uma das perucas disponibilizadas pela instituição. “Depois que eu experimentei, comecei a me gostar, foi muito bom para minha autoestima. Eu me acostumei logo, parecia que era meu cabelo”, lembra a paciente, que utilizou o acessório por seis meses. Ela conta ainda que, no momento em que foi buscar a peruca, também entregou à Liga uma doação de cabelos da irmã, contribuindo para a mesma ação que a auxiliou. “De alguma forma também acabamos ajudando quem precisa”, conclui Andréia.
Com a experiência e o carinho de uma entidade com quatro décadas de atuação na comunidade, a Liga entende que essa também deve ser uma de suas preocupações, por se tratar de um tema diretamente ligado ao bem-estar e à recuperação. Por isso, em sua sede, a instituição coloca à disposição das pacientes um banco de perucas, que se mantém com doações de mechas de cabelos de várias pessoas que contribuem para a causa. Para quem preferir, também são oferecidos belos lenços.
A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves conta com a generosidade de doadores para manter seu banco de perucas, garantindo que mais pacientes possam se beneficiar desse gesto de carinho e empatia. Através de doações de cabelo, a comunidade se une para apoiar aqueles que mais precisam, mostrando que juntos somos mais fortes.
Doar cabelo é bem simples, basta colocar a mecha cortada em um plástico fechado para evitar que caia algum fio. Em seguida você pode enviar por correio, ou entregar pessoalmente na sede da liga:
O cabelo deve ter no mínimo de 10 a 15 centímetros para que seja possível confeccionar as perucas.
Sim, cabelos que possuem química ou são tingidos também são aceitos normalmente para doação.
Sim, o cabelo deve ser lavado, seco e preso com um elástico antes de ser cortado, e deve ser cortado um dedo acima do elástico.
Coloque o cabelo em um saco plástico fechado para evitar que os fios se soltem e se danifiquem durante o transporte.
As doações podem ser entregues ou enviadas pelo correio à sede da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, no endereço: Rua Ramiro Barcelos, 580 – Bairro Centro, Bento Gonçalves – RS – CEP 95700-076.